pistola
No século XV o termo era usado para definir também pequenas facas que podiam ser escondidas dentro das roupas de uma pessoa. No século XVIII o termo começou a ser usado para definir a pequenas armas de fogo de mão.
As pistolas são classificadas por calibre, definindo em vários países as de uso permitido ou não, por suas potências diferenciadas.
Pistolas do mesmo calibre podem utilizar munições diferentes, aumentando seu poder de impacto, perfuração ou dano interno no alvo.
Pistolas são, geralmente, semiautomáticas - disparam um projétil por cada vez que se comprime o gatilho, recolocando um outro cartucho na câmara, pronto para o disparo seguinte. Existem também alguns modelos totalmente automáticos - que podem disparar vários tiros enquanto se mantiver o gatilho pressionado. Sua eficácia é duvidosa, dado o pequeno tamanho da arma (cano) e cadência de tiros muito rápida.
Um modelo automático de pistola é a Mauser 712 uma variante da famosa Mauser C96. Eram bastante comuns as pistolas totalmente automáticas na Espanha, sendo produzidas por exemplo pela fabricante Astra. Atualmente a fabricante austríaca Glock produz um modelo automático, em calibre 9mm, a Glock 18.
Pistolas, além de outras armas de fogo, são utilizadas no tiro esportivo.
Índice
1 Partes de uma pistola comum 2 Alguns calibres 3 Algumas pistolas 4 Ver também
Partes de uma pistola comum
PT 99 desmontada
PT 145 desmontada
Ferrolho
aparelho de pontaria (alça de mira / massa de mira) aparelho de disparo (percursor, mola do percursor, retém do percursor) aparelho de extração (extrator - mola) alojamento dos ressaltos de trancamento
Chassi (armação) ou "frame"