Pissaro
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Matéria: História da Arte
Prof.: Paola
Alunas: Jaqueline e Josi
São José do Rio Preto/SP, 31 de maio de 2012.
BIOGRAFIA DE CAMILLE PISSARRO
Jacob Camille Pissarro nascido em 10/07/1830 foi um pintor francês, co-fundador do impressionismo. Filho de Abraham Frederic Gabriel Pissarro, português , e Rachel Manzano-Pomie, crioula.
Com 11 anos Camille Pissarro foi enviado a Paris para estudar num colégio interno. Voltou para a ilha São Tomás, a fim de tomar conta do negócio da família. Algum tempo depois, a sua paixão pela pintura fê-lo mudar de vida: fez em 1852, amizade com o pintor dinamarquês, Fritz Melbye, participou de uma expedição, onde estudou a fauna e a flora da Venezuela, por dois anos.
Pissarro conquistou sua liberdade aos 23 anos. Em 1855, ele já estava em Paris com ajuda de Melbye, tentando iniciar sua carreira. Com Monet passou a sair para pintar ao ar livre, em Pontoise e Louvenciennes. Em 1861 casou com Julie Vellay, com quem teve oito filhos.
Pissarro foi um dos primeiros impressionistas a recorrer à técnica da divisão das cores através da utilização de manchas de cor isoladas.
A obra de Pissarro se caracterizou por uma paleta de cores cálidas e pela firmeza com que consegue captar a atmosfera, por meio de um trabalho preciso da luz. Seu material predileto foi o óleo, mas também fez experiências com aquarelas e pastel. Os seus trabalhos mais conhecidos são "Le Verger", "Les châtaigniers à Osny" e "Place du Théâtre Français". Camille Pissarro morreu a 13 de Novembro de 1903 em Paris.
OBRA ESCOLHIDA
THE ROAD TO VERSAILLES
A tradução do nome desta obra é Caminho para Versailles. Escolhemos esta porque tem um jogo de luzes muito interessante, nela temos um dia ensolarado, luminoso e colorido, parecendo alegre e para a luz foram utilizadas somente cores claras e não o contraste de claro e escuro, a cor escura está somente nas