pisos
Há muitos anos se constroem radiers, pavimentos e pisos industriais e comerciais protendidos no brasil, com a tecnologia da protensão com aderência posteriormente desenvolvida. A popularização dessa utilização, no entanto, não havia acontecido.
Em campo limpo paulista (SP), em fevereiro de 2.000 uma empresa iniciou a construção do primeiro piso de câmara frigorífica, utilizando laje protendida com cordoalha engraxada e plastificada.A necessidade era um piso sem juntas, com área de 320 m2 para receber carga de 5.000 kg/m2. Incluindo o preparo do terreno e a operação de protensão, em sete dias o piso ficou pronto para uso.
Essa mesma empresa está construindo galpões comerciais com lajes radier que substituem até as estacas Cravadas para fundações, apoiando os pilares dos galpões. Além do custo, a grande vantagem desse processo é que o primeiro elemento estrutural da obra a ficar pronto é o piso, o que permite que todas as demais fases da construção sejam feitas sobre piso seco e não mais sobre a terra - em Curitiba está sendo construído piso industrial para uma grande fábrica de bebidas, para estocagem de caixas cheias de refrigerantes (500 kg/m²) mais circulação de carretas classe 30 (5 t concentradas). Como se trata de carga móvel, o cálculo passa a ser de 7 t/m².
RELATÓRIO SOBRE FUNDAÇÃO DO TIPO:
RADIER
RESPONSÁVEL TÉCNICO: DINARTE RIBEIRO FORTES
AUTOR DO PROJETO: PAULO MORAES KUSAYAMA.
ALUNO: ERIK RALF GONZAGA PRIANTE
MATRÍCULA: 00911817
Objetivo
Demonstrar a execução de uma fundação do tipo Radier, e suas principais diferenças em relação a outro tipo de fundação.
Introdução
Este relatório tem como base uma obra da Construtora Project, situada na Vila São Geraldo, estrada Juca de Carvalho nº 1705 em São José dos Campos - SP.
Onde serão construídas 110 casas populares em parceria com a prefeitura de São José dos Campos e a CDHU.
Uma única unidade será tomada como exemplo já que todos por projeto são iguais.
Logo a