pisos
1. INTRODUÇÃO
Ao revestimento de pisos designa-se a denominação de pavimentação.
Assim sendo, pavimentação é definida como sendo uma superfície qualquer, continua ou descontínua com finalidade de permitir o trânsito pesado ou leve.
Na construção civil os pisos são diversificados, para se fazer uma boa pavimentação é necessário que se tenha qualidade nos materiais usados devendo ter resistência ao desgaste ao trânsito, apresentar atrito necessário do trânsito, quanto a higiene necessária, fácil conservação, inalterabilidade (cor, dimensões, etc.), função decorativa e econômica.
O sucesso do sistema de piso ainda depende de uma boa preparação do contrapiso e correta aplicação do material, com argamassas e rejuntes específicos para cada produto.
6
2. CONTRAPISO
É necessário para executar o contrapiso de uma obra os seguintes documentos: - Projeto arquitetônico da obra;
- NBR 13753 – Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante.
A camada de contrapiso tem a função de regularizar a base, proporcionando, quando necessário, o caimento de água adequado. É feita de argamassa, composta por água, cimento e areia, com traço de, geralmente, uma medida de cimento para quatro de areia. O ideal é usar areia média, sempre peneirada para eliminar impurezas. A água deve ser adicionada aos poucos, até obter-se uma massa úmida, com consistência de farofa.
Em termos gerais o contrapiso é a base para aplicação dos revestimentos possuindo diversas funções dentro do sistema construtivo.
2.1FUNÇÕES DO CONTRAPISO
O contrapiso tem as seguintes funções:
Regularizar o solo ou laje de concreto tornando-os planos para receber o acabamento; Servir de camada intermediária entre a estrutura e o acabamento, permitindo a absorção de pequenas movimentações e deformações que são normais na estrutura, mas não devem ser transmitidas ao acabamento, para evitar fissuras ou descolamento
Corrigir ou