PisoIntertravado
1851 palavras
8 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO IPOJUCA – UNIFAVIP/DEVRYGRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
HUGO DA SILVA SANTOS
ESTUDO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM NA VIDA ÚTIL DOS PAVIMENTOS FLEXÍVEIS DIANTE DAS MAIS DISTINTAS SOLICITAÇÕES
CARUARU, 2014
Hugo da Silva Santos
ESTUDO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM NA VIDA ÚTIL DOS PAVIMENTOS FLEXÍVEIS DIANTE DAS MAIS DISTINTAS SOLICITAÇÕES
Atividade apresentada à disciplina TCC I, do curso de Engenharia Civil da UNIFAVIP – Centro Universitário do Vale do Ipojuca, como requisito para obtenção do título Bacharel em Engenharia Civil.
Orientador(a): Me. Giovanna Feitosa
Caruaru, 2014
1 INTRODUÇÃO
“O homem, a fim de obter melhor acesso às áreas cultiváveis e às fontes de madeira, rochas, minerais e água, além do desejo de expandir sua área ou território de influência, criou o que chamamos de estradas, cuja lembrança mais remota provém da China – país que as inventou” BALBO (2007, p. 13).
Quando dar - se a via uma melhor qualidade de rolamento, automaticamente oferecemos aos usuários da mesma uma redução nos custos operacionais, haja visto que os custos de operação e manutenção dos veículos estão diretamente relacionados com as condições de superfície do pavimento.
Em se tratando de Brasil, segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), as rodovias são utilizadas para mais de 60% de todo o transporte de carga. O Brasil possui cerca de 1,7 milhões de quilômetros de estradas, porém, somente 10% são pavimentadas, equivalente a 172.897 quilômetros. Considerando esse número, 57.211 quilômetros são de estradas federais; 94.753 de estaduais; e 20.914 de municipais. A maioria das estradas pavimentadas passam por reformas há mais de dez anos.
Em diferentes regiões do Brasil, as condições de conservação, pavimentação e sinalização das rodovias é irregular ou deficiente. Não podemos