PCN Pluralidade Cultural
O campo de estudo da Pluralidade Cultural se constitui de um caráter interdisciplinar.
Fundamentação ética, preceitos jurídicos, conhecimentos históricos geográficos, sociologia, antropologia, linguística, aspectos referentes a estudos populacionais, são reflexões que constituem a base cuja qual é voltada para atuação dentro das escolas, mas sempre dentro de conteúdo pedagógico.
Esses elementos chave, servem para mostrar que para o professor possa trabalhar esse tema, exige um estudo e preparo para que não se confunda o povo brasileiro e seus desafios cotidianos com o senso comum.
FUNDAMENTOS ÉTICOS
A ética é a responsável em orientar e exige de todos, da escola e principalmente do professor, propostas e iniciativas voltadas para superação do preconceito e discriminação. Então, um projeto voltado à cidadania deve se atentar com as diversidades existentes na sociedade.
Um dos maiores desafios da prática pedagógica é o posicionamento ético que a escola e professor devem ter diante das diferenças entre democracia republicana é práticas sociais marcadas por dominação, exclusão e exploração.
No mundo atual tem se globalizado a cada vez mais no plano econômico, cujo qual é desconhecido o efeito dos conjuntos sociais. È importante atentarmo-nos o processo contínuo reposicionamento das diferenças e o resurgimento das etnias.
Faz-se necessário a construção de valores e práticas sociais que permitam a valorização e reconhecimento das diferenças étnicas e culturais, a superação de relação dominante e exclusão quando se constitui a solidariedade.
CONHECIMENTO JURIDICO
Os Direitos Humanos é um importante tema global e de interesse de toda sociedade. A maior parte das guerras que ocorrem na sociedade surge por conta de intolerância ética e religiosa em conflitos internos.
A ONU sempre promoveu conferências para buscar um programa que orientasse países e indivíduos quanto aos