Piso Drenante Trabalho Final
Amanda Rabelo; Ana Carolina; Carolina Rossi Dutra; Denise Aparecida de Oliveira; Patrícia Meira Santos; Philippe Oliveira; Renato Araújo; Rodolpho Jardim.
Silvia Mendonça Vieira (doutora) – Orientadora
Curso de Engenharia Civil, Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH, Belo Horizonte, MG
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi desenvolver um estudo sobre o piso drenante, suas características, sua forma de instalação e produtos necessários para adequação, sua contribuição para a ecologia e sustentabilidade, seus custos financeiros e o mercado com relação ao piso.
Palavras chaves: Piso, Drenagem, Reciclagem.
________________________________________________________________________________
1 Introdução
Com os índices de desmatamento, poluição e desperdício cada vez mais elevados, a sustentabilidade é um assunto atual que deixa de ser apenas conceito e passa a ser realidade. Os materiais ecológicos e sustentáveis estão obtendo maior procura e disponibilidade no mercado. São considerados materiais ecológicos ou sustentáveis elementos que sejam provenientes ou compostos de matéria prima reciclada, não poluente, de fonte renovável, que produza pouco ou nenhum resíduo na aplicação, manutenção ou utilização contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável.
Principalmente na fase de obras da construção civil, há um grande desperdício de resíduos. Visando isso, foi criado o Piso Drenante, que trabalha com a absorção da água e o desalojamento em sua superfície, dissipando-a para o solo.
Esse trabalho teve como objetivo geral descrever e apresentar as intenções pelas quais foram criadas o piso, seu processo de produção, a aplicação, as vantagens e desvantagens, comercialização e o mercado da construção civil para o piso.
Os objetivos específicos foram:
Apresentar uma nova opção de ecologia e sustentabilidade, com o intuito de amenizar os problemas de excesso de água e dar mais tranqüilidade aos moradores; Descrever as opções e tipos de pisos,