PISCOLOGIA
Fonte: SEARS E ZEMANSKY – Física I – Mecânica – 10a edição. São Paulo: Addison Wesley, 2003.
Capítulo 5: Aplicações das Leis de Newton
1) Aplicações das Leis de Newton
Estratégia para solução de problemas utilizando as Leis de Newton
1. Defina um sistema de coordenadas. Um diagrama indicando a direção e o sentido positivo de cada eixo é sempre útil.
2. Seja coerente com os sinais. Uma vez definido o sentido positivo do eixo Ox, os componentes da aceleração, da força e da velocidade com esta direção e este sentido possuem sinais positivos.
3. Ao aplicar a primeira e a segunda lei de Newton, sempre se concentre sobre um corpo específico.
Desenhe um diagrama do corpo livre mostrando todas as forças que atuam sobre o corpo, mas não inclua as forças que este corpo exerce sobre outros corpos. No seu diagrama você pode representar o seu corpo como uma partícula.
4. Identifique as grandezas conhecidas e as desconhecidas e use um símbolo algébrico para cada grandeza desconhecida. Caso no início você conheça a direção e o sentido da força, uso um símbolo para representar o módulo da força, uma grandeza sempre positiva. Lembre-se que os componentes da força ao longo de um eixo particular podem ser positivos ou negativos.
5. Escreva a primeira lei de Newton (para problemas com aceleração nula) ou a segunda lei de Newton
(para problemas com aceleração diferente de zero) através de seus componentes usando o seu sistema de coordenadas, conforme recomendação da etapa 1. Resolva as equações, explicitando as incógnitas.
Exercício 1: Tensão de uma corrente sem massa. Para melhorar a acústica em um auditório, um refletor de som com massa igual a 200 kg é suspenso por uma corrente presa ao teto (figura 4.22a). Qual é o peso do refletor? Qual é a força (o módulo, a direção e o sentido) que a corrente exerce sobre ele? Qual é a tensão na corrente? Suponha que a massa seja desprezível. ( w=1960N, T=1960N, -T=-1960N.)
Exercício 2: Tensão em uma corrente com