Piscicultura
DENSIDADE DE ESTOCAGEM
No ciclo anterior, após analisados e estudados os resultados, foi possível observar que a densidade de estocagem que apresentou melhor resultados, tanto em termos de conversão, quanto na saúde dos indivíduos foi de 650 peixes/tanque. Porém com a introdução dos aeradores e feito a repicagem no período correto, para que não ocorra a despadronização dos peixes, é possível trabalhar com a densidade de 700 peixes/tanque.
TANQUES-REDE UTILIZADOS
Nesta etapa, serão utilizados 40 tanques, onde os mesmos serão posicionados em duas cordas, 20 tanques em cada corda.
A dimensão dos tanques será a padrão (2m x 2m x 1,5m).
PEIXES UTILIZADOS
Serão utilizados peixes da espécie Tilápia, da linhagem SUPREMA. Estes serão obtidos no estágio juvenil, com aproximadamente 40 a 50 gramas em média.
ALIMENTAÇÃO
O peixes serão tratados duas vezes ao dia com ração extrusada de 5mm e com valor proteico de 32% da marca SUPRA. Posteriormente, após atingirem peso médio de 250 gramas iniciou-se o trato com ração 8mm, mantendo 32% de proteína até sua despesca. Aos sábados os peixes serão tratados normalmente e aos domingos não serão alimentados por questões administrativas, porém será compensado na segunda-feira.
A quantidade de ração administrada será conforme a tabela a seguir: Esta tabela se baseia na alimentação em função da temperatura e do peso médio dos peixes, assim quanto maior a temperatura e o peso dos peixes, maior o arraçoamento em função da biomassa total dos tanques. Este modelo de alimentação tem como finalidade diminuir o desperdício de ração, pois se trata de 65%, aproximadamente, das despesas de uma piscicultura.
Para determinar a temperatura será utilizado um termômetro eletrônico convencional.
Com o intuito de avaliar o uso de suplemento alimentar, serão separados dois tanques, onde um será usado suplemento alimentar e feito uma repicagem e o outro será adicionado da mesma forma o suplemento,