Piscicultura
1) Qual a importância da temperatura da água?
R= A temperatura é o primeiro fator de grande importância para a piscicultura, pois dela dependem a quantidade de oxigênio dissolvido na água e de maneira geral todas as atividades fisiológicas dos peixes. Os peixes tropicais precisam de temperatura entre 25 a 32 *C. Tomando a tilápia como exemplo, a temperatura ideal varia entre 23 a 33 *C.
2) Qual a importância do Oxigênio?
R= O oxigênio é o mais importante entre os gases dissolvidos na água, sendo indispensável a vida dos organismos que vivem nos viveiros. Na água, o oxigênio provem de algas e plantas submersas. A quantidade de oxigênio dissolvido na água é avaliada através do medidor denominado oxímetro.
3) Qual a importância da turbidez da água?
R= A água não deve ser muito transparente e nem turva. Para medir a transparência da água, utiliza-se um disco de Secchi. Uma água muito transparente é pobre em nutrientes, e uma água muita turva impede o desenvolvimento das algas. O ideal é um meio termo.
4) Qual a importância da amônia na água?
R= A amônia é o produto final do catabolismo proteico da maioria dos organismos aquáticos e muitos pesquisadores concordam que a forma química mais toxica é a amônia não-ionizada (NH3), devido a sua capacidade de difusão pelas membranas celulares e também ser considerada menos pronunciada.
5) Qual a importância do pH na água?
R= A escala de pH compreende valores de 0 a 14. Com regra geral, valores de pH de 6,5 a 9,0 são mais adequados para a produção de peixes. E valores abaixo ou acima desta faixa podem prejudicar o crescimento e a reprodução e até causar a morte dos peixes. Então é muito importante manter o pH da agua entre esses valores.
6) Qual a importância do CO2 na água?
R= A respiração das algas, das macrófitas dos peixes são fontes importantes de CO2 sistemas aquaculturais. Ao longo do cultivo, a respiração pode exceder a atividade fotossintética aumentando