PISCICULTURA SUSTENTÁVEL
PISCICULTURA SUSTENTÁVEL viveiros escavados e tanques-rede
Realização
INTRODUÇÃO À PISCICULTURA SUSTENTÁVEL viveiros escavados e tanques-rede
Coordenação Técnica
Humberto Ker de Andrade - CTA
Biólogo, Msc. Aqüicultura
Texto
Thiago José Millani - CTA
Zootecinista, Msc. Ciências da Engenharia Ambiental
Diagramação
Geovana Florinda - CTA
Jornalista
Revisão Técnica
Armando Fonseca - CTA
Zootecnista, Esp. Gestão Empresarial
Imagens
Centro de Tecnologia em Aqüicultura e Meio Ambiente (CTA)
Colaboração
Adriano Matos Rodrigues (Sebrae-ES)
Gelisa Bosi (Sebrae-ES)
Silvia Anchieta (Sebrae-ES)
Apresentação
O desafio de se atingir o desenvolvimento sustentável tem levado os sistemas produtivos buscar um equilíbrio entre os aspectos ambientais, econômicos e sociais. Com a evolução da questão ambiental e considerando as condições hídricas apresentadas pelo Brasil, o cultivo racional de organismos aquáticos, atividade fito e zootécnica mais conhecida como aqüicultura, se mostra como atividade economicamente emergente, a competir pelo recurso água com inúmeras outras.
Atualmente, esta atividade encontra-se diante do desafio de moldar-se ao conceito de sustentabilidade, o que implica agregar novos valores aos conceitos que movem as pesquisas e as práticas do setor.
A pesca extrativista descontrolada comprometeu o estoque pesqueiro dos rios e mares em todo o mundo, levando ao declínio da produção de pescados e, consequentemente, elevação dos preços praticados. Assim, a tendência dessa atividade é reduzir-se cada vez mais, abrindo oportunidades para o crescimento da produção de peixes em cativeiro. Para sucesso na criação é imprescindível dispor de conhecimentos biológicos e zootécnicos básicos, que explorem ao máximo o potencial da espécie cultivada.
A Tilápia, espécie exótica, em pouco tempo se tornou uma das principais espécies de peixes produzidas pela piscicultura brasileira e mundial. Em 2007, a produção