Piscicultura no brasil
OFERTA E DEMANDA
Segundo o site G1.com, a oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra. Demanda, por sua vez, é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar. Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item. Por outro lado, quando a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair.
PISCICULTURA E AQUICULTURA
Para o MPA, fatores como o vasto território, rede hídrica e condições climáticas no Brasil são favoráveis para um significante crescimento na economia pesqueira juntamente pela busca da alimentação saudável, “encontra-se no pescado fontes de proteínas e gorduras de boa qualidade que reduz o risco de doenças cardiovasculares” segundo o nutricionista Carlos Chargas. O consumo e a produção nacional do pescado veio aumentando significantemente, conforme o gráfico abaixo:
Segundo Luciano Gomes de Carvalho, este aumento no consumo foi devido a seguintes ações do governo: Em 1962, por meio da Lei Delegada nº 10, criou-se a Superintendência do Desenvolvimento da Pesca – SUDEPE, autarquia vinculada ao Ministério da Agricultura, em que promovia a industrialização do setor pesqueiro por meio de incentivos fiscais.
Lei nº 9.445, de 14 de março de 1997 – concede redução do preço do óleo diesel consumido por embarcações pesqueiras nacionais, visando proporcionar viabilidade econômica à atividade pesqueira no Brasil.
Lei nº 11.958, de 26 de junho de 2009 – instituiu o Ministério da Pesca e Aquicultura, alterando a Lei nº 10.683, de 2003.
O Plano Safra da pesca e aquicultura 2012/2013/2014 é um programa do governo federal de incentivo à produção nacional da pesca que prevê investimentos de R$ 4,1 bilhões