Pirâmide de maslow
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSOS SUPERIORES DE GESTÃO TECNOLÓGICA
Nome completo do aluno: Caroline Ivanski de Oliveira RA: B213HH-0
Curso: Logística
Semestre:2º semestre
CAMPUS
São José dos Campos
12/09/2012
• Pirâmide de Maslow A Pirâmide de Maslow, desenvolvida pelo psicólogo Abraham Maslow, mostra as necessidades que o ser humano deseja satisfazer, tendo no ponto mais baixo as necessidades primárias e no ponto mais alto a auto-realização. É uma representação da forma como as pessoas devem visar suas necessidades, deixando claro que só após terem alcançado suas metas que passam para o próximo degrau, ou seja, para o próximo nível da piramide.
Começando de baixo, a piramide tem em seus degraus as respectivas características:
• Necessidades fisiológicas: A maiores necessidades do ser humano são satisfeitas através de comida, bebida, ar, conforto, etc. Em toda e qualquer situação as necessidades fisiológicas estão em primeiro lugar, até mesmo porque não seria possível alcançar os outros objetivos se estas necessidades não estiverem preenchidas, sendo assim qualquer outra necessidade passa a ser segundo plano.
• Necessidade de segurança: Após as necessidades fisiológicas, a prioridade passa a ser a segurança, pois a sociedade quer visar o bem de todos. Somente em caso de extremo perigo a segurança é prioridade entre necessidades fisiológica e segurança.
• Necessidades sociais: O ser humano tem a necessidade de conviver entre pessoas que trazem alegria e felicidade.
• Necessidades de estima/necessidade de Ego: O ser humano deve ter auto-estima, motivação, deve ser elogiado, pois seu instinto é dar o melhor de si, de suas habilidades. Esta é uma necessidade que nunca é totalmente satisfeita pois nunca se acaba.
2 - A Teoria dos dois fatores: Frederick Herzberg
Frederick Herzberg desenvolveu a Teoria dos dois fatores através