Pirulito
OS HEBREUS
Os hebreus era um povo de origem semita (os semitas compreendem dois importantes povos: os hebreus e os árabes), que se distinguiram de outros povos da Antigüidade por sua crença religiosa. O termo hebreu significa "gente do outro lado do rio”, isto é, do rio Eufrates. Os hebreus foram um dos povos que mais influenciaram a civilização atual. Sua religião o judaísmo influenciou tanto o cristianismo quanto o islamismo.
SOCIEDADE HEBRAICA
A maioria era camponesa, pastores e escravos. Pagavam altos impostos ou então servia em vários trabalhos como o serviço militar. Acima dessa classe tem os burocratas e comerciantes. No topo estavam os grandes fazendeiros, sacerdotes, funcionários públicos e a família real. LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA
. Desenvolveu-se na Antiga Palestina;
. Seu território era cortado pelo rio Jordão, cujo vale constituía a área fértil e favorável à prática agrícola. O restante da Palestina, ao contrário, era formado por colinas e montanhas, solo pobre e seco.
. Atualmente essa região corresponde ao Estado de Israel, Cisjordânia e Faixa de Gaza.
ECONOMIA
Na maior parte do tempo a economia era baseada na agricultura e na criação de ovelhas e cabras. Somente a partir do reinado de Salomão é que os hebreus desenvolveram mais o comércio. Daí começou a buscar o individualismo, o lucro. Infelizmente isso resultou na desigualdade social.
CULTURA
Os hititas, habitantes da Ásia, os ensinavam a usar o ferro. Os araneus da Síria os influenciaram na língua e na escrita, usando o aramaico. Mas a religião era à base da cultura. O monoteísmo – crença em um só deus – acabou fundando o cristianismo e o islamismo. Os hebreus tinham Jeová ou Iavé, como único Deus. Acreditavam que Jeová enviaria o messias e que libertaria o povo. Comemoravam a Páscoa, que na verdade representava a saída dos hebreus do Egito (êxodo) além do pentecostes, que era o