pires do rio
Pires do Rio é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população em 2010 era de 28.691 habitantes. Sendo 14.071 homens e 14.620 mulheres. Sua população é predominantemente urbana com 27.018 pessoas vivendo na cidade e apenas 1.673 no meio rural. Pires do Rio foi fundada em 1922, à margem da ferrovia. Seu nome foi dado em homenagem ao Ministro de Viação e Obras Públicas do Governo Epitácio Pessoa, Dr. José Pires do Rio.
Características geográficas
Área
1 073,369 km² 2
Densidade
26,73 hab./km²
Altitude
760 m
Clima
tropical Fuso horário
UTC−3
Está localizado no sul de goiás. A área destinada ao município foi doada pelo Coronel Sampaio no dia 5 de julho de 1922, na sede da Fazenda Brejo, tendo por testemunha sua esposa, Dona Rozalina. Nesse documento, o Coronel Sampaio estabeleceu cláusulas para a fundação e desenvolvimento do município, com vistas a beneficiar a população na área sócio educacional. Então Pires do Rio deixou de ser de Santa Cruz.
Pires do Rio tem suas peculiaridades até quanto à sua fundação. Existe uma polêmica quanto à pessoa do fundador do município. Alguns pensam que é o engenheiro Balduíno Ernesto de Almeida, outros, o coronel Lino Teixeira de Sampaio. O motivo da discórdia é um obelisco situado, hoje, na Praça do Mercado Municipal que diz que o eng.Balduíno fundou o município em 9 de novembro de 1922. Quem o apoia diz que ele idealizou a instalação de uma Estação Ferroviária do outro lado do Rio Corumbá, pois a construção da Ponte Epitácio Pessoa deu possibilidade para que a ferrovia continuasse seu trajeto. No dia da fundação, a já citada ponte e a Estação Ferroviária de Pires do Rio foi inaugurada. No mesmo dia, o eng. Balduíno falou em seu discurso que: "Está fundada pois a cidade de Pires do Rio".
O nome, primeiro da estação e depois do arraial, é uma homenagem ao então ministro da Aviação, José Pires do Rio. Ainda segundo a corrente da cidade que defende o eng.