pireneus
Pireneus é a designação da cadeia montanhosa que se estende por 430km, desde o golfo da Biscaia, no Oceano Atlântico, até ao cabo de Creus (extremo oriental de Espanha continental), no Mar Mediterrâneo. Ao contrário dos Alpes, de formação recente, os Pirinéus constituem, do ponto de vistaa geológico, a renovação de uma cadeia montanhosa do período paleozóico. Durante a era cenozóica, essas primeiras formações sofreram erosão e voltaram a elevar-se, e no período quaternário a erosão glacial moldou os picos da cadeia. Assim se formaram os vales, mais tarde ocupados por rios e lagos. As passagens de mais fácil acesso foram aproveitadas para a construção de vias férreas, como a Toulouse-Barcelona. Do ponto de vista físico, os Pirenéus dividem-se em três regiões distintas: os Pirinéus orientais ou mediterrânicos, os Pirinéus centrais e os Pirinéus atlânticos.
Pireneus orientais. Os Pireneus orientais ou mediterrânicos são mais elevados, com planícies de baixas altitudes entre os maciços. Dentre os picos destaca-se o Carlitte, com 2.921m de altitude. O clima dominante é o mediterrânico, e as encostas a leste, de aspecto seco e rochoso, são cobertas de florestas. A agricultura constitui a principal atividade nos vales irrigados e a pecuária predomina na montanha. A atividade industrial, pouco desenvolvida, concentra-se na região de Barcelona. Este trecho dos Pirinéus é povoado por catalães, tanto no lado espanhol como no francês.
Pireneus centrais. Os Pireneus centrais são formados por maciços elevados, com planaltos acima de dois mil metros de altitude, onde há lagos, vales profundos e altos cumes. Nessa região estão os picos da cadeia, como o Aneto, com 3.404m. Devido ao difícil acesso, as aldeias vivem praticamente isoladas e por isso conservam hábitos e costumes