tigre
Escravos de Aluguel: Eram os escravos que, por não conseguirem ser explorados pelos seus senhores, foram empregados em outras fazendas ou minas. Faziam parte de uma boa parte da renda de senhores de escravos que passavam por dificuldades financeiras.
Escravos Domésticos: Tinham um trabalho mais leve, como arrumar a casa, cuidar das crianças, preparar refeições e também realizar pequenos serviços designados diretamente pelo seu senhor.
Escravos de Ganho: Este tipo de escravo oferecia diversos tipos de serviços, como, por exemplo, o transporte de cargas, a barbearia, a lavagem de roupas ou até mesmo a fabricação de alguns remédios; tomavam conta de alguns comércios e vendiam produtos diversos. Eles deviam passar parte do que ganhavam para seus senhores e com a pequena parte que lhes sobrava se alimentavam ou guardavam o dinheiro para conseguir comprar sua carta de alforria.
Escravos Domésticos
Os escravos domésticos - como indica o próprio nome - trabalhavam nas casas de seus senhores, realizando serviços como cozinhar e costurar. Existiram ainda casos de escravos que prestavam serviços remunerados e deveriam pagar parcela de sua renda ao seu proprietário, os chamados “escravos ao ganho”, além de escravos que eram alugados pelos seus senhores para desenvolver algum ofício (pedreiro, carpinteiro, cozinheiro, ama de leite) a um terceiro, sendo assim “escravos de aluguel”. Estes dois últimos tipos de escravos desenvolviam suas tarefas geralmente nos espaços urbanos.O escravo encontrava-se na posição de propriedade de seu senhor, não possuindo assim qualquer direito. Era o seu proprietário o responsável por garantir os elementos básicos à sua