Piramide de maslow
[pic]
Ele entende que para o ser humano se sentir auto-realizado, ele deve se satisfizer de cada necessidade da pirâmide chegando ao seu topo, que seria sua auto-realização. A Pirâmide é dividida em cinco degraus com tipos de necessidades divergentes, sendo elas:
[pic]
• Necessidades Fisiológicas São as necessidades instintivas de sobrevivência, tais como a alimentação, o repouso, a proteção de fenômenos naturais (chuva, calor, etc.) entre outras. São as mais imediatas e dominam fortemente a direção do comportamento caso não estejam satisfeitas.
• Necessidades de Seguranças São as necessidades que surgem quando as necessidades fisiológicas foram totalmente ou parcialmente satisfeitas. Neste ponto da escala, o ser humano começa a se preocupar mais com sua estabilidade profissional, sua segurança e de sua família, a segurança do local em que residem, perigos e ameaças reais ou imaginários em sua vida profissional e pessoal. • Necessidades Sociais Inclui as necessidades de haver boas relações interpessoais, de amor, afeição, sentimento, de ser aceito por um grupo e fazer parte do mesmo. • Necessidades de Estima São as necessidades ou desejos de uma pessoa de se sentir reconhecida pela suas capacidades, gera sentimentos de respeito, valor, confiança, independência e autonomia. • Auto-Realização A auto-realização é o degrau mais alto da pirâmide, quando o individuo chega á esse nível, ele já se satisfez de todas as anteriores necessidades e vive um momento em que se sente plenamente realizado com o seu potencial, desenvolvido nos níveis anteriores. Maslow ressalta que existem certas condições para que as necessidades essenciais possam ser satisfeitas, como ter