Pipeline
NOME DO ALUNO CODIGO
PIPELINE
CIDADE - ESTADO
ANO
NOME DO ALUNO CODIGO
PIPELINE
Trabalho apresentado à Universidade Uberaba como parte das exigências à conclusão do componente curricular Arquitetura e Organização de computadores do x° período do Curso de Nome do curso.
Orientador (a): Prof(ª) Nome do professor.
CIDADE - ESTADO
ANO
INTRODUÇÃO
Até o 386, os processadores da família x86 eram capazes de processar apenas uma instrução de cada vez. Uma instrução simples podia ser executada em apenas um ciclo de clock, enquanto instruções mais complexas demoravam vários ciclos de clock para serem concluídas. Seria mais ou menos como montar um carro de maneira artesanal, peça por peça.
Para melhorar o desempenho do 486, a Intel resolveu usar o pipeline, uma técnica inicialmente usada em processadores RISC, que consiste em dividir o processador em vários estágios distintos.
OBJETIVO
Descobrir um pouco mais sobre o que é, mo que consiste e como é utilizado o pipeline, procurando também saber como ele melhora o desempenho dos processadores atuais, sabendo detalhadamente como funciona o pipeline.
Descobrir também qual o real ganho de performance da CPU, ao se fazer o uso desse peocesso, além dos pontos negativos e pontos positivos.
PIPELINE
Quando é carregada uma nova instrução, ela primeiramente passa pelo primeiro estágio, que trabalha nela durante apenas um ciclo de clock, passando-a adiante para o segundo estágio. A instrução continua então sendo processada sucessivamente pelo segundo, terceiro, quarto e quinto estágios do processador. A vantagem desta técnica, é que o primeiro estágio não precisa