Pipa
1. Denominação, forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação, informação sobre o porte da empresa.
Denominação atual:
- Social: Lojas Renner AS
- Comercial: Renner
Fundada por Antônio Jacob Renner iniciou o grupo A. J. Renner em 1912, no Rio Grande do Sul, localidade de sua sede. Ele comercializava capas de pura lã e capas do vestuário masculino, resistentes ao frio, ao vento e às chuvas, tornando-se uma peça de roupa indispensável, tanto para o gaúcho quanto para o caixeiro-viajante ou o homem da cidade. O primeiro ponto de venda foi inaugurado em 1922. A partir de 1940, com a comercialização de um mix mais amplo de produtos, tornou-se uma loja de departamentos.
O ano de 1965 marca o início da história de Lojas Renner como uma empresa verdadeiramente independente. Até então, a Lojas Renner existia como parte do grupo A. J. Renner, indústria fabril instalada no bairro Navegante, em Porto Alegre (RS). Foi como parte integrante do grupo A. J. Renner que a Lojas Renner inaugurou em 1922, na capital gaúcha, seu primeiro ponto-de-venda para a comercialização de artigos têxteis. Em 1940, ainda como empresa pertencente ao grupo, o mix de produtos foi ampliado e a Lojas Renner passou a operar como uma loja de departamentos.
Em 1965, devido ao seu crescimento e evolução, o grupo A. J. Renner optou por tornar independentes as diferentes empresas que o formavam, ocasião em que foi então constituída a companhia Lojas Renner S.A. Dois anos depois, em 1967, a Lojas Renner já se transformava em uma empresa de capital aberto. Após décadas de bom desempenho, a Lojas Renner passou por uma profunda reestruturação no início dos anos 90, passando a operar no formato de loja de departamentos especializada em moda.
Início da expansão
Ainda na década de 90, impulsionada pela bem sucedida reestruturação e pela implantação da Filosofia de Encantamento -