PIPA Conceitos de Gest o de Pessoas
Gestão de pessoas tem como objetivo o recrutamento, capacitação, avaliação e remuneração de pessoas, para uma organização, sendo assim possui um papel fundamental na formação de profissionais, influenciando diretamente a eficácia dos colaboradores de uma organização.
De acordo com Chiavenato (2012, p. 8)
A Gestão de Pessoas (GP) é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características de contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes.
Segundo MILKOVICH (2000), citado por Araújo e Garcia (2010, p.11), “o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego”.
A organização precisa estar preparada financeiramente e fisicamente para fazer um recrutamento, pois a contratação de novos funcionários lhe custará muito até que haja um retorno, por conta disso a empresa deve se fazer as seguintes perguntas antes de um recrutamento.
De acordo com Araújo e Garcia (2010, p.11)
Por quê? (a resposta virá por intermédio da necessidade da organização, de forma a descobrir se realmente há necessidade de recrutamento);
Quem? (a resposta virá por intermédio da necessidade da organização que indicará o perfil profissional desejado);
Como? (a resposta está em como este recrutamento deverá ser feito. De que forma, maneira e circunstância as pessoas deverão ser recrutadas);
Onde? (a resposta está na diversidade de locais onde se encontram disponíveis tais recursos humanos e onde a empresa deverá buscá-los de acordo com as suas necessidades).