Pip - exemplo
Elaborada por:______
1 – Diagnóstico das necessidades de formação
1.1 - Interno: A Marinha (ramo mais antigo das Forças Armadas Portuguesas) tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar da República, através da realização de operações navais, desempenhando, também, missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos e missões de interesse público.
Em termos gerais, pode dizer-se que a "Marinha é a garantia da soberania e protecção dos interesses dos portugueses e do Estado, no e pelo Mar".
A Componente Operacional é constituída pelos meios de superfície constituídos por Navios de diversas classes e tonelagem, actuando num espectro muito alargado de missões que vão das Militares e Diplomáticas às da Autoridade Marítima.
1.2 - Externo: Na qualidade de Técnica Superior na área da Higiene e Segurança no Trabalho e pelo know-how adquirido pela minha formação militar de base, faço-me acompanhar por mais um Nutricionista e um Técnico Superior em Engenharia Alimentar. Somos assim, uma equipa multidisciplinar, que junta para além da experiência comprovada e formação na área, diferentes saberes e maior diversidade para um melhor convergência em termos de objectivos.
2 – Justificação da intervenção formativa – As necessidades detectadas a nível dos meios navais na área da higiene e segurança alimentar, são:
2.1 - na sequência da realização de acções de inspecção aos Navios, constatou-se a existência de inúmeras deficiências na consecução das várias fases do ciclo de distribuição alimentar (recepção, arrumação, acondicionamento, preparação, confecção e distribuição dos géneros alimentares);
2.2 - a tendência crescente, do surgimento de casos de intoxicações alimentares decorrentes de casos de contaminação cruzada;
2.3 – longos períodos de missão no mar a viver e a trabalhar em espaços limitados em termos de áreas e em que, em