Piolhos
Os piolhos são insetos hospedeiro-específicos e adaptados para viverem como ectoparasitos permanentes (permanece a sua vida inteira sobre seus hospedeiros), sendo incapaz de sobreviver fora do hospedeiro por mais de um ou dois dias.
Os piolhos são ápteros (desprovidas de asas) e com o corpo deprimido e achatado dorsoventralmente. Que apresentam metamorfose incompleta (Hemimetábolos), passando pelos seguintes estágios evolutivos:
ovo – três estágios ninfais – Adultos (macho e fêmea)
Há dois grupos (ordens) de piolhos:
1. Ordem: MALLOPHAGA – são os piolhos mastigadores ou falsos piolhos.
Características básicas:
- Ectoparasitos obrigatórios permanentes de aves e mamíferos
- Cabeça mais larga que o tórax
- Aparelho bucal mastigador
Os piolhos malófagos são parasitos de aves e mamíferos e vivem permanentemente presos às penas e aos pêlos dos hospedeiros e se alimentam de produtos epidérmicos (escamas cutâneas, secreções, restos de pena e pêlos sendo responsáveis por um prurido intenso). Após a cópula a fêmea realiza a postura de ovos. Os ovos são ovóides e operculados, conhecidos por lêndeas e são fixados às penas ou aos pêlos por uma substância aglutinante. No interior do ovo é formada a ninfa. A ninfa deixa o ovo pelo opérculo e passam por três estágios ninfais e depois origina os adultos (macho e fêmea). O contagio ocorre através do contato direto.
Os animais parasitados coçam, mordem e esfregam em objetos sólidos provocando desconforto e escarificações da pele que constituem uma entrada para a invasão bacteriana e conseqüentes infecções.
1.1 Família: Menoponidae
Gênero: Menopon Espécie: Menopon gallinae - galináceos
1.2 Família: Trichodectidae
Gênero: Trichodectes Espécie: Trichodectes canis - cão
Gênero: Damalinia Espécies: Damalinia bovis - bovinos
Damalinia ovis -