piodermite
Piodermite canina é uma infecção bacteriológica estafilocócica, que pode ser desencadeada por alergias, parasitas, infecções por fungos, problemas do sistema imunológico ou desequilíbrio das glândulas endócrinas. Esta afecção provoca coceira no cão e piora quando arranhada.
A doença tem formas superficiais e profundas. Inicialmente aparecem pequenas irritações e feridas na pele. Na forma profunda, o dano é mais severo e inclui uma forma de furúnculo, perda de pêlos e do folículo piloso, descamações e feridas.
Geralmente, este problema dermatológico é causado por uma bactéria encontrada normalmente em pequeno número na pele de todos os cães. A infecção é resultado de uma ou de muitas causas que diminuem a capacidade da pele de lutar contra a infecção, permitindo à bactéria que se multiplique e se estabeleça assim, uma infecção. Normalmente, a doença não é contagiosa para outros cães ou humanos.
O primeiro passo
Se o seu cão apresentar qualquer sinal de irritação dermatológica, seu veterinário deverá ser consultado, para diagnosticar a causa e assim, iniciar o tratamento com antibióticos.
Se o problema for diagnosticado como piodermite canina, a causa pode não ser revelada pelos testes, pois nem todas as causas são conhecidas. Neste caso, a doença é denominada idiopática ou de “origem desconhecida”. Quando essa doença torna-se crônica, mesmo após tratamento com antibióticos, pode levar a uma piodermite canina recorrente, causando mais sofrimento para o cão afetado. Staphage Lysate (SPL)® é o medicamento disponível e eficaz para o combate à piodermite canina recorrente.
Introdução Piodermite pode ser definida como condição infecciosa, produtora de pus (ou piogênica), de origem bacteriana que acomete o tegumento em qualquer nível de profundidade. A despeito dessa simples definição, trata-se de um grupo de doenças que freqüentemente são diagnosticadas incorretamente na prática clínica. A extrema variabilidade de