Pinturas sobre metais
METAIS
CRIZIELE LIMA
KEROLIN SOARES
NATASHA MORAES
RAQUEL SILVA
CUIDADOS PRÉVIOS
A pintura em metal requer alguns cuidados especiais que não se aplicam aos demais substratos, como paredes e madeira.
A preparação é o ponto crucial da pintura de peças e objetos de metal.
A primeira coisa a se fazer é descobrir qual o tipo de metal que queremos pintar. Tipos nobres como bronze, cobre e latão, não requerem pintura, apenas limpeza, polimento e aplicação de um protetor à base de laca própria para metais.
Depois que se determinou qual é o metal a ser pintado, vamos ao segundo passo, onde deve-se atentar para o estado geral do objeto metálico. Se já tem camadas anteriores de pintura, se possui pontos de ferrugem, qual a gravidade e a extensão dos pontos de ferrugem. PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE
Na pintura de metais, não existe nenhum método de aplicação especial que garanta que ele não descasque depois. O metal pode ser pintado com um pulverizador, com um rolo ou com um pincel. O segredo para o sucesso não está na maneira de aplicar a tinta, e sim na preparação da superfície.Um trabalho de preparação inadequado geralmente é a causa das falhas na pintura. Uma vez que o trabalho de preparação tiver sido completado, aplique uma base antiferrugem de boa qualidade e uma tinta antiferrugem para deixar o metal com uma pintura de longa duração.
Procedimentos:
A preparação da superfície constitui-se das seguintes etapas: Retire do metal camadas de tintas antigas descascando com um raspador. Não force para tirar a pintura, remova apenas tinta solta. Use uma lixa média para suavizar as arestas de onde a tinta descascada foi removida. Pule essa parte se você estiver pintando metal que nunca foi pintado.
Esfregue o metal galvanizado (como estanho de celeiro) sem pinturas utilizando um esfregão abrasivo e vinagre (um ácido natural) para remover