Trabalho tecnologia construção
Introdução
Com beleza e resistência comprovada esse material vem conquistando diversas áreas do mercado mundial.
Desde século 18 quando os europeus e os norte-americanos passaram a conceber edificações com o uso de estruturas metálicas, os arquitetos passaram a utilizar as propriedades desse sistema para conceber soluções arrojadas com alto índice de industrialização e precisão. A principal desvantagem com relação utilização de superfícies metálicas é a corrosão atmosférica, um problema que atinge inúmeras estruturas insuficientemente preparadas.
A necessidade de proteção de uma estrutura metálica deve ser avaliada em função de seu uso especifico e do ambiente onde será implantada. Cada região exerce uma reação diferente sobre as superfícies metálicas e requer um sistema de tratamento adequado. Uma superfície deve ser prepara por 02 objetivos principais:
• Limpeza: remoção de todos os materiais que possam impedir o contato direto da tinta com o metal – pós, gorduras, ferrugem, carepa de laminação – pequenas lasca que soltam do ferro, resíduos de tintas, entre outros;
• Textura: fornecer a rugosidade superficial ao substrato, contribuindo para o aumento da aderência da tinta no metal.
Preparo da Superfície
O preparo da superfície metálica é uma etapa importante do processo de pintura e está ligado diretamente com a eficiência e durabilidade do material.
A superfície deve estar livre de sujeiras e umidade para melhor aderência do revestimento. Substratos de aço carbono e galvanizado são os que mais se deterioram em ambientes agressivos e por isso devem ser protegidos.
Preparo Manual
O processo de limpeza manual é executados de maneira simples, porem são necessários alguns cuidados.
• Usar um raspador para retiras camadas de tinta antiga não forçando o raspador sobre a superfície, remova apenas as partes de tinta solta. Use uma lixa para suavizar as arestas de onde a tinta