Apex
Empresa: Giraffas
O Giraffas surgiu em 1981 com a primeira loja em Brasília, atuando no mercado de alimentação rápida. Inicialmente os sócios eram dois amigos Carlos Guerra e Ivan Aragão. Hoje, a rede esta presente em todos os estados é uma das maiores empresas brasileiras de fast food.
Em julho de 2012, a rede Giraffas, inaugurou seu primeiro restaurante fora do Brasil, localizado nos Estados Unidos. A inserção no mercado americano foi feita com o apoio da Apex-Brasil através do seu Centro de Negócios localizado em Miami dando suporte com pesquisas e fornecendo dados importantes para a consolidação da rede fast food brasileira em Miami. Para as operações nos Estados Unidos, o Giraffas se posicionou no segmento de fast casual, com ambiente diferenciado em relação ao de uma lanchonete e foco em refeições grelhadas (e não em sanduíches), essas diferenças chamaram a atenção dos americanos e abriram portas para que eles entrassem em contato com a cultura brasileira através da culinária, do arroz, do feijão, da picanha.
A meta da empresa é abrir 35 restaurantes fora do país até 2016.
A Apex-Brasil ajudou o Giraffas a quebrar paradigmas e mitos de que o que vem de fora é sempre melhor.
O coordenador da Unidade de Estratégia de Mercado da Apex-Brasil, Juarez Leal, diz em uma de suas entrevistas que atuar no mercado externo torna as empresas brasileiras mais preparadas para concorrerem com as marcas internacionais no mercado doméstico.
A missão da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é apoiar a exportação nacional. È um serviço do governo federal criado há mais de 10 anos que contribui para a internacionalização das empresas brasileiras, Atuando para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e