Pinos de cisalhamento
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: ANÁLISE DE EXPERIMENTOS
PROFESSOR: JEFERSON GONÇALVES
ANOVA PARA UM FATOR:
ANÁLISE DE VARIÂNCIA DE DUREZA
DE PINOS CISALHAMENTO
FELIPE PASQUALI FOSS
MARCIO TRAVI
Caxias do Sul, 22 de maio de 2012.
INTRODUÇÃO
Este estudo se faz necessário para garantir a confiabilidade no valor da carga de cisalhamento de um componente de ferramenta de petróleo.
Devido à necessidade de analisar as variáveis relevantes no processo de fabricação dos pinos para a validação dos mesmos, este estudo de caso empregará uma técnica estatística a fim de adquirir novos conhecimentos sobre a influência entre as variáveis do problema em questão.
A técnica estatística conhecida como ANOVA (Análise de Variância) possui uma ampla aplicação para o tratamento de dados de engenharia, pelo fato de suas idéias serem básicas e de fácil domínio. Esta ferramenta será utilizada neste caso, pois o problema escolhido apresenta um fator ou variável principal.
JUSTIFICATIVA
O interesse de realizar este estudo surgiu da preocupação que existe na grande variação da carga de cisalhamento dos pinos. Os pinos de cisalhamento estudados tem uma aplicação em ferramentas e dispositivos para extração de petróleo. Os mesmos devem estar calibrados com uma variação máxima de carga de ±10% do valor nominal, ou seja, para o caso estudado 11340kgf (-10% 10206kgf até +10% 12474kgf). O valor deve ser confiável, pois quando não for possível desassentar a ferramenta através do mecanismo normal para que não ocorra a intervenção do poço, a ferramenta é tracionada até romper os pinos e assim ocorrendo a liberação da mesma. Este método é chamado de desassentamento emergencial. Com o valor da carga controlada, minimiza-se o risco de que ocorra o desassentamento acidental de outras ferramentas que estão abaixo.
1- MÉTODO DE ANÁLISE