Pinoquio as Avessas - Analogia dos Ensinos: Tradicional, Comportamental e Humanista
Atualmente a Abordagem Tradicional é considerada, na visão de muitos, um método de ensino defasado, que não é, ou não deveria ser utilizado nos dias de hoje. Porém antes de julgarmos este modelo devemos nos lembrar de que no contexto histórico em que foi aplicado, era totalmente coerente, plausível e bem aceito e em algumas situações contemporâneas continua sendo a forma mais efetiva de fixar conteúdos. Snyders (1974) defende a necessidade de compreendermos esse tipo de ensino e suas justificativas, tomando esse ensino como verdadeiro.
Quando falamos dessa abordagem podemos afirmar que o professor é apontado como o centro, apenas ele detém todo e qualquer conhecimento, sendo considerado um homem acabado, "pronto", que servirá como modelo para o aluno. O aluno por sua vez é visto como uma “tabula rasa”, ou seja, frente a cada novo conteúdo não possui nenhum conhecimento anterior. Por ser baseada em uma epistemologia empirista acredita-se que o sujeito é totalmente determinado pelo meio físico e social, meio este que em sala é representado pelo professor. Tudo o que será aprendido, há de ser transmitido por ele, o aluno apenas aprenderá quando e o que o professor ensinar. Segundo Mizukami (2003), a relação professor-aluno, é vertical, sendo que um dos pólos (o professor) detém o poder decisório quanto á metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula etc. Ao aluno pede-se a repetição automática dos dados que a escola forneceu, ele apenas tem o papel de obedecer ao que foi assim determinado.
O livro Pinóquio as Avessas de Rubem Alves vem nos mostrar em diversos momentos que essa abordagem ainda é aplicada, e está presente em várias situações da relação professor – aluno. Falas do pai de Felipe (personagem principal da narrativa) e de sua professora ilustram características desse modelo. Como por exemplo, quando seu pai afirma que ele apenas será gente de verdade quando for à escola e que lá ele aprenderá tudo e encontrará