PIM - UNIP
1. Denominação e forma de constituição.
2. Dados e fatos relevantes da origem da organização.
3. Natureza e ramo de atuação.
4. Informações sobre o porte da empresa.
5. Principais equipamentos.
6. Composição da força de trabalho, incluindo quantidade de pessoas, percentuais por nível de escolaridade, por níveis de chefia ou gerenciais, por regime jurídico de vínculo.
7. Principais produtos.
8. Denominação dos principais tipos de fornecedores, principais insumos, matérias-primas e serviços por eles fornecidos.
9. Principais mercados e, nos ramos de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes alvo.
10. O segmento de mercado do grupo no âmbito internacional.
11. O segmento de mercado do grupo no âmbito nacional: como surgiu o negócio no Brasil e como vem sendo a sua evolução até os dias atuais.
12. Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um.
13. Organograma: destacar quem faz parte da Alta Direção e os diferentes elementos da estrutura organizacional.
2. Contabilidade
Efetuar a análise da estrutura do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício, conforme Lei nº 11.638/07 da empresa escolhida. Utilizar as técnicas de análise dos demonstrativos contábeis para discutir a parte contábil do projeto.
Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados do Exercício referentes ao último exercício social, respondendo as questões:
Comentar a situação de liquidez da empresa, considerando-se apenas esses dois grupos;
Liquidez: geral – imediata – seca e corrente;
Se a empresa aplica em ativo imobilizado, cite um exemplo; (terrenos, edificações, instalações, veículos, etc.).
Grau de endividamento.
Obs: A administração da liquidez consiste em equiparar os prazos das dívidas com os prazos dos ativos e outros fluxos de caixa a fim de evitar a insolvência da empresa. A mensuração da liquidez é importante, pois apresenta a capacidade de a empresa gerar