pim primeiro semestre
2.1. Nutrição e peso ideal
2.1.1 Nutrição
Com o avanço da tecnologia em um mundo moderno a alimentação se tornou um tabu.
Onde vemos que se alimentar de forma saudável se tornou impossível, pois as principais características da modernidade alimentar são o excesso e a abundância.
Essa modernidade faz pensarmos que comer bem é comer muito, mas comer bem é atender as necessidades nutricionais do nosso organismo, pois se ingerirmos uma quantidade além do que o nosso corpo necessita iremos ultrapassar as necessidades nutricionais na qual há aumento de peso e doenças no organismo que são causadas pelo sobrepeso.
Os alimentos que estão a nossa disposição para consumo, agrupando-os de acordo com seu valor nutricional. Isso significa que os diversos componentes de cada grupo são considerados equivalentes alimentares, ou seja, uns podem ser utilizados em substituição aos outros.
2.1.1.1 Valor nutricional dos grupos de alimentos
Nosso corpo pode ser comparado a uma espécie de máquina que trabalha até em repouso. De fato, mesmo dormindo, continuamos respirando, o sangue segue circulando e muitos dos órgãos continuam realizando suas funções. Podemos imaginar, portanto, o cuidado que devemos ter com o nosso organismo, pois há um gasto constante para mantê-los em bom estado de funcionamento. Somente recebemos do mundo exterior alimentação e oxigênio para a nossa sobrevivência. Assim, são os alimentos que vão construir o nosso corpo, regular suas funções e fornecer-lhes energia e calor.
Os alimentos que ingerimos são compostos por substâncias chamadas nutrientes, são elas: proteínas, gorduras, água, sais minerais e vitaminas. O oxigênio é considerado um nutriente, pois graças a eles nosso organismo queima (oxida) os nutrientes para obter energia e calor.
De acordo com as funções que exercem podemos dizer que há nutrientes construtores, os quais constroem, regulam os processos orgânicos e as condições internas (água e