pim NATURA
Com o mercado cada dia mais exigente, novas práticas administrativas sempre se tornam um diferencial para a sobrevivência das organizações. A Natura inovou o mercado com uma pratica administrativa ousada durante sua fundação, aliado a preocupação sócio-ambiental, e garantindo assim seu sucesso no mundo financeiro.
O que é a Natura
Fundada em 1969 por Antônio Luiz Sabra, atua no segmento de cosméticos e produtos de beleza. Atualmente está representada em 7 países (Argentina, Chile, Colômbia, México, peru, Venezuela e França), mais o Brasil.Tornou-se uma empresa de capital aberto em 2004, sendo representa na BM&F Bovespa pela sigla NATU3, conta com 5.698 funcionários diretos. Teve um faturamento de R$ 6,3 Milhões em 2012.
Modelo Organizacional
Seguindo o modelo matricial, a empresa conta com um conselho administrativo, atualmente presidido por Alessandro Giuseppe Carlucci. Segmentando suas operações a empresa conta também com vários diretores responsáveis pelas operações de desenvolvimento, produção e distribuição dos produtos fabricados.
Modelo de Negócios
Após a sua fundação, uma sócia vinda da área de vendas de uma multinacional auxiliou na implantação do sistema de vendas diretas em 1974, implantado no país anos antes pela Avon. Mesmo assim a empresa permaneceu pequena por alguns anos com faturamento médio de R$ 8 Milhões. A empresa só conseguiu sucesso financeiro na década de 80, após Guilherme Peirão Leal, atual co-presidente do conselho administrador, implantar uma central de distribuição dos produtos para outros estados, e outra fábrica para aumentar o portfólio de produtos Natura.
Houve sérios problemas com as vendas nos anos de hiperinflação e na era Collor, mas ainda assim a empresa conseguiu sobreviver, mesmo com o capital abalado após diversos planos econômicos, atualmente contando com mais de 850.000 Consultoras Cadastradas.
Estrutura da empresa
Com sede em Cajamar (SP), abriga um centro integrado de pesquisa, produção e