Pim ii
Unidade III
5 INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Nos módulos anteriores nos detivemos nas análises de como são determinados os preços e as quantidades dos bens produzidos sob o ponto de vista dos consumidores e das empresas. Observamos como evoluem os preços e a produção com base nas análises individualizadas de cada mercado específico. Era uma análise centrada nas questões microeconômicas.
Lembrete Macroeconomia é a parte da economia que estuda o comportamento da economia como um todo, por meio de preços e quantidades absolutas. Fazem parte dela os movimentos globais nos preços, na produção ou no emprego. A macroeconomia preocupa-se com as grandes questões econômicas que determinam o nosso bem-estar, o de nossas famílias e o de todos da sociedade. Também estuda o comportamento global do sistema econômico, não se detendo meramente na análise do comportamento individual das unidades econômicas.
Ela procura analisar, ainda, a economia geral, observando a determinação e o comportamento de grandes agregados, como renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, demanda agregada, oferta agregada, entre outros.64
A macroeconomia faz questões do tipo: Por que está difícil arrumar um emprego? Por que os preços estão subindo a todo o momento? Por que o Copom não reduz a taxa de juros Selic? Por que o governo apresenta déficit orçamentário?
64
Disponível em: .
71
Unidade III
O país está acumulando bens ou está se endividando? O que é Copom? O Comitê de Política Monetária (Copom) foi instituído em 20 de junho de 1996 com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária. Ele define e analisa o relatório de inflação. O Copom se reúne para decidir se altera ou não os juros básicos da economia. No primeiro dia, técnicos do Banco Central (BC) expõem o comportamento dos principais indicadores econômicos. No segundo, a diretoria fixa a Selic. A Selic é um sistema eletrônico que permite