Pim gpa
A cadeia de suprimentos do Grupo Pão de Açúcar é bastante ampla. As centrais de distribuição (CDs) estão distribuídas estrategicamente em 7 Estados brasileiros (SP, RJ, PR, BA, PE, DF e CE) e tem a função principal de garantir o abastecimento regional, permitindo a redução dos seus prazos necessários para o abastecimento e diminuindo consideravelmente os custos logísticos (fretes, impostos, etc.)
O grupo disponibiliza em seu site um manual do fornecedor visando a otimização nos seus serviços de recebimento e reabastecimento.
Esse manual tem como objetivo Divulgar aos fornecedores os padrões de agendamento e entrega na Central de Distribuição
Mercearia (CD1) e Não alimentos (CD06) – Categoria Eletro e Bazar.
Este manual contempla toda rotina de recebimento de produtos, descrevendo as principais necessidades que viabilizam essas operações, tais como: agendamento de entregas, condições logísticas e utilização de equipamentos; criando uma sistemática que agilize o processo, ou seja, reduzindo o tempo de permanência de veículos de fornecedores na CD, bem como disciplinar toda rotina.
O comprometimento dos envolvidos na cadeia de suprimento colabora com a satisfação do consumidor final, pois a vasta variedade de produtos estão sempre disponíveis nas lojas do grupo em seus diversos segmentos.
Gerenciamento de Transportes.
O transporte de cargas e mercadorias hoje no grupo é totalmente terceirizado, sendo assim total responsabilidade dos prestadores de serviço.
Todo processo de rastreamento, roteirização, manutenção de veículos e todos os gastos envolvidos nesse processo, são de total responsabilidades das empresas contratadas pelo grupo.
Porem hoje está sendo realizado um estudo de melhorias no setor de transportes.
DIMENSIONAMENTO PARA AQUISIÇÃO DE FROTA PRÓPRIA:
A empresa com foco em redução de custos obteve uma grande oportunidade visando conta FRETE que representa praticamente 45% do custo total logístico com custo médio de 1,5 milhão por mês com