Pim de marketing
CURSO DE PSICOLOGIA
ANA CLARA FERNANDES DE SOUZA
TRABALHO DE PSICOLOGIA COMUNITARIA.
Manaus / AM
2012
CENTRO UNIVERSITARIO DO NORTE – UNINORTE
ANA CLARA FERNANDES DE SOUZA
TRABALHO DE PSICOLOGIA COMUNITARIA.
Trabalho solicitado para obtenção de nota da disciplina de Psicologia Comunitária, lecionada pela professora do Consuelena, do curso de Psicologia turma PSN04S1.
Manaus / AM
2012
Estudo dirigido
1. Fale sobre o histórico da psicologia comunitária:
A psicologia comunitária constitui-se como disciplina recente na história da psicologia. Sua origem remonta, por um lado à psiquiatria social e preventiva, à dinâmica e psicoterapia de grupos, práticas "psi" que conceituavam uma origem social a seus objetos de estudo. Seus objetivos se referem à melhoria das relações entre os sujeitos e entre estes e a natureza e instituições sociais ou o seu empoderamento. “Nesta perspectiva está todo o esforço para a mobilização das comunidades na busca de melhores condições de vida”. O termo Psicologia Comunitária inclui os estudos e práticas que vêm se realizando no Brasil, e outras aplicações da psicologia social em problemas relacionados a comunidade.
2. Conceitue psicologia comunitária:
A psicologia comunitária é uma aplicação psicologia social para resolução de problemas sociais nas comunidades. A psicologia comunitária se caracteriza por trabalhar com sujeitos sociais em condições ambientais e especificas atento as suas respectivas psiques ou individualidades. Para Gois (1993) psicologia comunitária define-se como: “Uma área da psicologia social que estuda a atividade do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar/comunidade; estuda o sistema de relações e representações, identidade, níveis de consciência, identificação e pertinência dos indivíduos ao lugar/comunidade e aos grupos comunitários. (...) Seu problema central é a transformação do individuo em sujeito’’.
3. Descreva