Pim-comunicação empresarial
Ao percebermos que há pessoas nos observando, começamos a tremer, a suar frio e geralmente esquecemos parte do conteúdo a ser expresso. Se isso acontece com você, não tenha medo, pois ninguém nasceu sabendo, nem mesmo Sílvio Santos.
Há pessoas que temem até mesmo falar para um público pequeno, como em uma reunião de negócios, por exemplo. Nesse caso, o seu medo é o de ser avaliado pelos seus superiores ou mesmo pelos subalternos, de pensar que eles o subestimarão. Entretanto, isso são sintomas de insegurança e baixa auto-estima.
Portanto, é preciso trabalhar com esses sinais. Para acabar com a insegurança, é preciso estudar bastante o conteúdo a ser exposto na reunião, no seminário ou na conferência. Quanto mais você dominar o conteúdo, com mais naturalidade conseguirá se expressar e responderá a todas as perguntas com convicção. Imagine que está explicando o caso a um amigo ou ao seu filho. Assim, a apresentação sairá naturalmente, e não como se tivesse sido decorada ou lida.
Um segredo é treinar bastante antes da apresentação, imaginando quais seriam as perguntas feitas pelo público e quais seriam as suas respostas. Fale em frente do espelho ou peça para que alguém escute o que você diz, perguntando-lhe em seguida se tudo foi compreendido claramente.
A auto-estima logo se levantará quando você perceber que a sua audiência gostou da sua apresentação, graças ao seu estudo e conhecimento profundos do que foi exposto.
Portanto, quanto mais você falar em público, menos medo você terá dele. Se você notar que o público está inquieto ou desinteressado, chame-o para você. Faça perguntas a ele ou