PIM 2
Ressalta que uma das principais funções do pesquisador desta área (Administração), principalmente pela esperança de que estas possam se mostrar mais eficazes no tratamento de problemas, do que as tradicionais e sendo a característica primaz desta área do conhecimento a aplicabilidade, cabe ao pesquisador investir em tal esperança e assumir o risco inerente.
O processo de tomar decisões, como parte do trabalho dos administradores, foi destacado por diversos praticantes e estudiosos da administração, como Fayol e Mintzberg.
Para Simon a primeira fase do processo para a identificação dos problemas e a análise do ambiente procurando-se identificar as situações que exigem decisão na atividade de coleta de informações, a segunda, de criar, desenvolver e analisar possíveis cursos de ação foi chamado de estruturação e a terceira, de escolher uma linha determinada de aça entre as disponíveis, designada como atividade de escolha. De modo geral, a fase de coleta de informações precede à de estruturação, e esta à de escolha. O ciclo de fases, todavia, é muito mais complexo do que sugere essa seqüência. Cada fase de tomada de determinada decisão constitui por si mesma processo complexo.
As decisões dentro da organização podem, entre outros, ser classificadas quanto à atividade administrativa a que ela pertence, segundo três níveis:
- Nível operacional – significando o uso eficaz e eficiente das instalações existentes e todos os recursos para executar as operações. A decisão de nível operacional é um processo pelo qual se assegura que as atividades operacionais sejam bem desenvolvidas. Nível tático – Englobando a aquisição genérica de recursos e as táticas para aquisição, localização de projetos e novos produtos As decisões no nível tático são normalmente relacionadas com o controle administrativo e são utilizadas para decidir sobre as operações de:Formular novas regras de decisão;Variação a partir de um funcionamento