pim 2
Cada pessoa tem uma motivação, que varia de indivíduo para indivíduo, de acordo com as necessidades internas de cada um. Tais necessidades se refletirão diretamente no comportamento dessas pessoas. Os padrões de comportamento variam, e esse processo depende basicamente de estímulos.
Para explicar melhor esses estímulos, precisamos entender estas três premissas que explicam o comportamento humano:
• o comportamento é causado por estímulos internos e externos: esses estímulos envolvem aspectos hereditários e o meio ambiente, que influenciam de forma decisiva o comportamento das pessoas;
• o comportamento é motivado: o comportamento é sempre orientado ou dirigido para algum objetivo, e para todo tipo de comportamento sempre existe uma finalidade;
• o comportamento é orientado para objetivos: todo comportamento é baseado em impulso, desejo, necessidade, tendência, expressões que servem para direcionar os motivos desse comportamento. Sempre existe uma explicação para o comportamento humano. Mesmo que o modelo básico de motivação seja o mesmo para todas as pessoas, o resultado pode variar de acordo com a percepção do estímulo, porque a motivação varia de pessoa para pessoa, conforme o modo como cada uma entende o estímulo.
Vamos entender esse estímulo por meio de um ciclo que se chama cicloO ciclo motivacional começa com a identificação de uma necessidade. Essa necessidade é uma força dinâmica e persistente, cuja intenção é provocar um comportamento. Toda vez que surge uma necessidade, surge também um estado de tensão, quando o indivíduo rompe seu estado de equilíbrio.
Depois do estado de tensão, surgem num crescendo a insatisfação,