Pilhas
Índice 1. Introdução
2. O que são pilhas ?
2.1 Como funciona uma pilha ?
3. Os tipos de pilha 4.1 Pilhas de Lítio 4.2 Pilhas de botão 4.3 Pilhas alcalinas 4.4 Pilhas secas ( ou salinas)
4. Prejuízos ao ambiente
5. Conclusão
6. Anexos
7. Bibliografia
1. Introdução Tempos atrás, a energia usada era considerada algo mágico, fenomenal e impossível de controlar. Hoje em dia, é difícil de imaginar a vida sem energia, seja em casa ou em seu dispositivo favorito enquanto você se locomove. Mas quando e como foi que a energia se transformou em algo portátil e na pilha que conhecemos hoje?
As pilhas são um produto doméstico comum que permite o funcionamento de dispositivos importantes para você. Mas você sabe como elas funcionam?
Neste trabalho, iremos entender melhor o que é uma pilha, como elas funcionam, os tipos de pilhas e quais os prejuízos trazidos por elas.
2. O que são pilhas?
Pilha é um dispositivo que utiliza reações de óxido-redução para converter energia química em energia elétrica. A reação química utilizada será sempre espontânea.
Neste dispositivo, têm-se dois eletrodos que são constituídos geralmente de metais diferentes, que fornecem a superfície na qual ocorrem as reações de oxidação e redução. Estes eletrodos são postos em dois compartimentos separados, imersos por sua vez em um meio contendo íons em concentrações conhecidas e separados por uma placa ou membrana porosa, podendo ser composta por argila não-vitrificada, porcelana ou outros materiais. As duas metades desta célula eletroquímica são chamadas de compartimentos e têm por finalidade separar os dois reagentes participantes da reação de óxido-redução, do contrário, os elétrons seriam transferidos diretamente do agente redutor para o agente oxidante. Finalmente, os dois eletrodos são conectados por um circuito elétrico, localizado fora da