Pilhas
Pilhas e Baterias
Brasília-DF, 2015
Maycon Kenedy Silva de Lima
1º Ano Noturno
Professor(a): Márcia
Brasília, 2015
Sumário
Introdução 3
Pilhas e Baterias 4
Conclusão 5
Referências bibliográficas 6
Introdução
As baterias e pilhas se tornaram indispensáveis para os dias de hoje, cada vez mais os equipamentos necessitam de uma fonte móvel de energia. É muito difícil encontrar alguém que não utilize um celular, relógio ou computador portátil, e com este numero crescendo cada vez mais, tornam-se evidentes as limitações destas fontes.
Os problemas mais comuns notados pelos usuários destes aparelhos são os curtos períodos de tempo que as baterias mantêm carga, o fato de que as baterias perdem gradualmente a capacidade de recarga e a dificuldade na hora descarte pois possuem materiais nocivos ao meio ambiente.
Pilhas e Baterias
As pilhas e as baterias são dispositivos estudados em Eletroquímica que transformam energia química em energia elétrica. Dentro desses aparelhos ocorrem reações de oxirredução, em que há transferência de elétrons, produzindo assim corrente elétrica.
O processo químico de troca de elétrons, conhecido como oxirredução, é responsável pelo funcionamento e propriedades das pilhas e baterias de nosso cotidiano. No dia-a-dia usamos os termos pilha e bateria indistintamente. Pilha é um dispositivo constituído unicamente de dois eletrodos e um eletrólito, arranjados de maneira a produzir energia elétrica. Bateria é um conjunto de pilhas agrupadas em série ou paralelo, dependendo da exigência por maior potencial ou corrente.
No grupo de geradores primários destacam-se os seguintes tipos de pilhas:
Pilha de zinco-carbono
Pilha alcalina
Pilha de mercúrio
Pilha de prata
Pilha de lítio.
No grupo de geradores secundários destacam-se dois tipos que têm aplicações muito