23
Gastronomia típica
Começando na zona norte, podemos dizer que lá a cozinha típica tem a influencia das culturas atacamenhas e aymaras do altiplano andino, como também dos changos, povo pesqueiro da costa. O norte do Chile é rico em peixes e mariscos. Em vales mais férteis, como o vale de Azapa nas proximidades de Azapa, produzem-se frutas tropicais como a goiaba e também azeitonas com as que pequenos produtores fazem azeite de oliva.
Sempre no norte, nos vales interiores de Copiapó, La Serena e Ovalle cultivam-se vides com as que se produzem vinhos e piscos reconhecidos internacionalmente por sua qualidade, além de frutas como a papaia e verduras como o aspargo, a alcachofra, os tomates. A uva de mesa produzida nestes vales é exportada a muitos países do hemisfério norte e da América do Sul.
Por sua parte, a gastronomia da zona central foi mais influída pelos costumes dos camponeses ou “huasos” e dos imigrantes europeus. As empanadas, o pastel salgado de milho, as humitas e o caldo de congro são pratos típicos que os chilenos comem em suas casas e estão disponíveis em