pilhas
A pilha funciona como um pequeno gerador, capaz de produzir energia elétrica a partir da energia química. Ela vai se consumindo conforme vai sendo utilizada, até o esgotamento de sua capacidade.
Este dispositivo é formado por dois eletrodos metálicos, um positivo e outro negativo, ou cátodo e ânodo, e por um eletrólito, ou seja, uma solução que envolve ambos e conduz a corrente gerada. E produz energia através de reações de óxido-redução.
A pilha pode ser recarregável ou não, dependendo dos componentes usados na sua fabricação, e ela pode possuir diferentes características técnicas, que tornam seus variados modelos adequados a equipamentos diferentes.
QUAL FENÔMENO ESTÁ ASSOCIADO A UMA PILHA?
Existe um ramo da química que estuda paralelamente suas reações e fenômenos elétricos associáveis a ela, como a corrente, este ramo se chama eletroquímica.
A eletroquímica estuda reações químicas que ocorrem em uma solução envolvendo um condutor e um condutor iônico, havendo trocas de elétrons entre eles.
2.3.O QUE É UM POTENCIAL DE ELETRODOS?
Um potencial padrão de eletrodos é a medida do potencial individual de um eletrodo no estado padrão, ou seja, a uma concentração de 1 mol/L e a 25oC, para soluções, e a pressão de 1 atm para gases.
Ele é medido de forma arbitrária para todos os eletrodos. O padrão foi definido com um eletrodo de Hidrogênio sendo considerado o zero e medindo-se a diferença de potencial entre ele e outro eletrodo qualquer. Seu potencial padrão também é considerado nulo por convenção
A medida do potencial padrão de redução de um dado eletrodo padrão, na qual uma das semi-pilhas é o eletrodo padrão de hidrogênio e a outra o eletrodo padrão que se quer medir é feita medindo-se a diferença de potencial de uma pilha, chamada padrão, formada pelos dois.
O que é uma pilha
Pilha é uma mini-usina portátil, que transforma energia química em energia elétrica. Atua como uma bomba de elétrons, removendo-os de um pólo