pilhas
O experimento a seguir visa abordar conceitos sobre a tendência de alguns metais se oxidarem ou se reduzirem, em presença de diferentes soluções verificarem alterações em determinados metais. Na pilha de Daniel, os dois eletrodos metálicos são unidos por um fio condutor, e as duas semicelas são unidas por uma ponte salina.
2-Introdução
A eletroquímica, é o ramo da química que trata do uso de reações químicas espontâneas para produzir eletricidade e do uso da eletricidade para as reações químicas não-espontâneas a acontecerem. A eletroquímica também fornece técnicas de monitoramento de reações químicas e de medida de propriedades das soluções, inclusive o pH de uma e o pKa de um ácido.
Para se entender melhor a eletroquímica é necessário estudar as reações de oxirredução, pois elas são importantes para o tratamento de uso da eletricidade para formar reações químicas em soluções.
O número de oxidação de um íon é o número de elétrons que este aceitou ou doou quando comparado com seu estado neutro (que é definido como tendo número de oxidação igual a zero). Se um átomo ou íon doa elétrons em uma reação, seu número de oxidação aumenta, se aceita um elétron seu número diminui. A perda de elétrons de uma substância é chamada oxidação, e o ganho é conhecido como redução.
Os processos de oxidação e de redução são sempre simultâneos. A espécie que apresentar potencial de redução mais pronunciado se reduzirá a outra espécie do par por apresentar menor potencial de redução, deverá forçadamente se oxidar. A reação global pode ser isolada em dois processos diferentes: o de redução e o de oxidação. Como cada parte é metade de um todo, ambas recebem o nome semi-reação.
Exemplo:
Zn0 + Cu2+ => Cu0 + Zn2+
Zn0 => Zn2+ + 2e- semi-reação de oxidação
Cu2+ + 2e- => Cu0 semi-reação de redução
3-Objetivo
Verificar e recriar um modelo da Pilha de Daniel e observá-la quais serão as reações que ocorrerão ao decorrer do