Pilhas e baterias
A pilha eléctrica foi inventada pelo físico italiano Alessandro Volta em 1800. Wilhelm Hellensens fabricou a primeira pilha seca que utilizava o zinco, ao mesmo tempo, como recipiente e pólo negativo. No Brasil, a produção de pilhas Leclanché teve início em 1951, com a implantação de uma fábrica da Eveready e uma da Microlite .As pilhas alcalinas começaram a ser produzidas no Brasil pela Microlite (1978), seguida pela Duracell (1984) e pela Eveready (1987). Em 1999, quando surgiu a primeira legislação sobre o tema no Brasil, foram produzidas mais de 800 milhões de pilhas. Até então, já existiam em circulação no país cerca de 10 milhões de telefones celulares. Em 2006, ano em que se inicia o Programa Papa-Pilhas, o número de aparelhos celulares no Brasil já ultrapassa as 90 milhões de unidades. Esses números são os oficiais, mas deve-se levar em conta as pilhas e baterias contrabandeadas e as falsificadas, cuja participação no mercado é impossível de ser prevista, mas está estimada em 40% do mercado.
Referencia:http://www.fau.ufrj.br/spessoal/pilhas.html
2)- O que são pilhas secas?Quais os tipos mais comuns?
O pólo positivo é uma haste de carvão, e o negativo é de zinco. Em vez de eletrólito líquido, usa uma pasta de cloreto de zinco e cloreto de amônia. A essa pasta se adiciona bióxido de manganês, que é despolarizante. Pelo fato de não ter eletrólito líquido é chamada pilha seca. Essa pilha pode funcionar verticalmente,horizontalmente e inclinadamente. Essa pilha tem forma de cilindro. A haste de carvão fica no eixo; o cilindro é feito de zinco, que é o próprio polo negativo. Entre o carvão e a parede do zinco ela é preenchida com a pasta-eletrólito.
Existem pilhas secas de diferentes tamanhos: desde pequenas, até grandes. Depois de uso prolongado a força eletromotriz cai e a resistência interna fica muito grande, a pilha se torna inutilizada.
Estas pilhas são