Responsabilidade social empresarial
Stake(interesse)holder(aquele que possui), é qualquer pessoa ou organização que tenha algum interesse ou envolvimento que seja afetado por projetos da empresa.
O perfil dos gestores e os fatores estruturais de uma empresa que facilitaram a difusão das normas de responsabilidade social, são indícios que determinadas normas presentes, influem na sua estrutura organizacional.
A analise desse comportamento empresarial se torna necessário atualmente, pois determinadas mudanças mostram alterações significativas, qualificando as empresas na relação empresa/comunidade, mostrando que a união dos dois é necessária para que se prosperem.
Se antigamente, as empresas só analisavam as questões de mercado, hoje somente isso não basta. Muito importante se faz a analise das necessidades da sociedade, principalmente nos aspectos sociais.
Nos dias de hoje, muitas empresas e empresários divulgam nos meios de comunicação a participação em projetos sociais através de doações, sendo que a responsabilidade social não se abrange somente a isto.
A responsabilidade social empresarial tem que visar o benefício que pode trazer a sociedade, a realização profissional do empregado, benefícios para o meio ambiente, e outros fatores.
Um projeto de responsabilidade social empresarial tem que ser muito bem elaborado, para que os stakeholders sejam atendidos de forma satisfatória.
Com este mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem estar atentas ao público, que gere e sofre impactos com os negócios.
A relação estabelecida entre um projeto e os cidadãos usuários não pode ser vista de forma assistencialista. Em um projeto social também se faz necessário, como em qualquer outro projeto, a potencialização de ta-lentos e o desenvolvimento da autonomia de seus atores.
Uma das questões mais importantes em um projeto deste porte é ter a definição das