Reino monera
[pic]
O reino Monera compreende todos os organismos unicelulares e procariontes, representados pelas bactérias e pelas algas azuis ou cianofíceas.
Sendo procariontes, os moneras exibem uma estrutura celular relativamente simples. Ao contrário do que ocorre com as células dos demais seres vivos, nos moneras não existe a carioteca ou membrana delimitante do núcleo: assim, nos moneras não se verifica a presença de núcleo individualizado. Além disso, as células desses organismos não possuem organelas membranosas, como o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi, as mitocôndrias e os plastos.
Os tipos morfológicos de bactérias:
Quanto à morfologia (forma), as bactérias classificam-se basicamente em três categorias: cocos, bacilos e espirilos.
Cocos:
São bactérias de forma arredondada, cujo tamanho, em geral, situa-se entre 0,2 e 5 micra de diâmetro. Apresentam-se isoladas ou formando colônias.
Segundo a quantidade de bactérias e sua disposição, as colônias são classificadas em:
diplococos- colônia de dois cocos;
étrade- colônia de quatro cocos;
sarcina- colônia cúbica de oito ou mais cocos;
estreptococos- colônia de cocos em fileira;
pneumococos- colônia de dois cocos em forma de chama de vela;
estafilococos- colônia de cocos dispostos em cacho;
gonococos- colônia de dois cocos reniformes (em forma de rim).
Bacilos:
São bactérias em forma de bastonete, que medem, em regra, de 1 a 15 micra.
Espirilos:
São bactérias que têm a forma de um bastonete recurvado. Os espirilos propriamente ditos, formam filamentos helicoidais. Já os vibriões, como o Vibrio cholerae, causador da cólera, são bactérias curtas, com espirais incompletas, e têm a forma de vírgula.
A reprodução das bactérias
O principal tipo de reprodução nas bactérias é a reprodução assexuada, que ocorre principalmente por divisão simples ou cissiparidade: um indivíduo se divide originando dois outros iguais.
Na gemiparidade ou