Pilhas comerciais
Ana Carolina Fróes
Bruna Oliveira
Isabelle Santos
Nayara Almeida
Pilhas Comerciais
Belo Horizonte,
18/03/2013
PILHAS COMERCIAIS
* Pilha seca comum ou pilha de Leclanché
É a pilha mais comum, usada nas lanternas, nos rádios portáteis, brinquedos, etc. A parede da pilha é um invólucro de zinco que funciona como o ânodo (pólo negativo). O cátodo é constituído por uma barra cilíndrica central de grafite mergulhado numa pasta úmida contendo MnO2, NH4Cl e carvão em pó.
As reações que ocorrem na descarga são complexas e ainda não totalmente esclarecidas. Provavelmente, são:
Semi-reações no ânodo:
Zn ---> Zn² + 2e-
Semi-reações no cátodo:
2MnO2 + 2NH4 + 2e- ---> Mn2O3 + 2NH3 + H2O
Essa pilha tem uma voltagem de 1,5 V e não pode ser recarregada. (Se pudesse, seria chamada bateria).
A pilha comum, conhecida como pilha seca ou pilha de Leclanché, foi inventada em 1866 pelo engenheiro francês George Leclanché.
* Pilha seca alcalina
É semelhante à de Leclanché, só que, nesse caso, o NH4Cl é substituído por KOH. Como essa base é fortemente alcalina, a pilha recebeu esse nome. A grande vantagem dessa pilha é ter uma durabilidade muito maior que a comum. Ela também não pode ser recarregada.
* Pilha de mercúrio
Também é uma pilha alcalina e não recarregável. O cátodo é uma pasta úmida contendo HgO e KOH; o ânodo é de zinco. Sua grande vantagem é manter a voltagem durante a descarga; por isso, é usada em instrumentos sensíveis, como aparelhos de surdez. Podem ser feitas em tamanho muito pequeno (miniatura de pilha), em forma de botão.
Semi-reação no ânodo:
Zn ---> Zn² + 2e-
Semi-reação no cátodo:
HgO + H2O + 2e- ---> Hg + 2 (OH) -
* Bateria de níquel-cádmio
O termo "bateria" já sugere que deve ser recarregável, como de fato é. Essa bateria é muito usada em calculadoras, telefones celulares, telefones sem fio e inúmeros outros instrumentos. Tem a