Aula 1
Os minerais têm propriedades físicas específicas que são muito importantes para a determinação rápida de suas várias espécies. Na maioria dos minerais, as propriedades físicas podem ser reconhecidas ou determinadas pela vista humana ou através de testes simples, baseados nessas propriedades físicas e/ou morfológicas.
As principais propriedades físicas dos minerais são: clivagem, partição e fratura, dureza, densidade, brilho, cor, traço e transparência, piezoeletricidade, piroeletricidade e magnetismo. 1. Clivagem: diz-se que um mineral possui clivagem quando aplicada uma força adequada, ele se divide de modo a produzir superfícies planas brilhantes bem definidas e se repetem em direcções paralelas. A clivagem está intrinsecamente ligada a estrutura cristalina do mineral. A clivagem pode ser boa, perfeita ou imperfeita.
2. Fratura: dá-se quando o mineral rompe-se segundo superfícies irregulares. A fractura pode tomar vários nomes:
* Concóidal/conchoidal: quando a fractura tem superfícies suaves, lisas como a face interior de uma concha. * Fibrosa: quando o mineral se rompe segundo fibras. * Esquirolosa: quando o mineral se rompe segundo uma superfície irregular com pontas salientes. * Irregular: quando, como o próprio nome indica, as superfícies são irregulares.
3. Partição: é a ruptura do mineral ao longo da superfície de menor resistência, desenvolvida por deformação ou geminação.
4. Densidade: a densidade relativa de um mineral é um número que indica quantas vezes um certo volume do mineral é mais pesado que o mesmo volume de água (a 4ºC). A densidade pode ser influenciada por vários factores: composição química do mineral, peso atómico.
5. Dureza: é a resistência que a superfície de um mineral oferece ao ser riscado. Esta ponta aguda poderá ou não riscar o mineral. A tabela a seguir apresenta a escala de Mohs dos minerais.
Informações úteis a determinação da dureza: * A