Pilha Mercúrio
O que são Pilhas?
As pilhas são dispositivas que geram energia elétrica através de uma reação química. A pilha é constituída por uma solução de ácido sulfúrico em água, na qual é mergulhado um elétrodo de cobre e um de zinco.
O que é uma de Pilha Mercúrio?
Estamos rodeados de equipamentos que, para funcionarem, precisam de pilhas ou baterias. No entanto, vários desses aparelhos portáteis estão ficando cada vez menores e com isso surge a grande necessidade de pilhas em miniatura. Um exemplo desse tipo de pilha é a de mercúrio ou também denominada de pilha de mercúrio-zinco.
Onde são utilizadas?
As pilhas de mercúrio são utilizadas em relógios digitais, relógios de pulso, máquinas fotográficas, calculadoras, agendas eletrônicas, aparelhos auditivos e outros aparelhos elétricos portáteis que exigem um trabalho eficiente e durabilidade, já que essas pilhas possuem voltagem de 1,35 V.
Química na Pilha Mercúrio
A parte negativa da pilha (ânodo) é uma amálgama de zinco (reagente) e de mercúrio, a parte positiva (cátodo) é o óxido de mercúrio II (HgO) e a solução eletrolítica é uma pasta de papel umedecido contendo o hidróxido de potássio (KOH), que funciona como uma ponte salina, ligando as duas semi-celas.
REAÇÕES QUÍMICAS
* ânodo: Zn → Zn2+ + 2e- (polo-)
* cátodo: HgO + H2O + 2e- → Hg + 2OH- (polo +)
Vantagens e desvantagens
VANTAGENS
As pilhas de mercúrio são vantajosas pois elas podem ser compactas, tem uma longa vida útil, podem ser guardadas por muito tempo (10 anos) e elas mantêm o nível de tensão de 1,35V até os 5% final de sua vida.
DESVANTAGENS
O mercúrio que compõe a pilha é altamente tóxico e danoso ao meio ambiente. Além disso, as pilhas de mercúrio causam doenças no sistema nervoso, nos rins, sistema respiratório, visão e pode causar até mesmo câncer. Por isso, as pilhas de mercúrio não podem ser descartadas em resíduos domésticos.
Descarte de Pilhas
O ideal é separar o lixo tóxico do restante, dessa forma