Pilha de forminha de gelo
Grupo - Ana Luiza Diniz Vaz Turma: Engenharia Civil 4º período “A” - Debora Garcia de Morais - Raí Carlos Sousa
Assunto: Construção de uma pilha de baixo custo
Introdução: Pilhas – Corrente Contínua
Corrente contínua é o fluxo ordenado de elétrons sempre numa direção, diferente da corrente alternada cujo sentido dos elétrons varia no tempo. Esse tipo de corrente é gerado por baterias de automóveis ou de motos (6, 12 ou 24V), pequenas baterias (geralmente de 9V), pilhas (1,2V e 1,5V), dínamos, células solares e fontes de alimentação de várias tecnologias, que retificam a corrente alternada para produzir corrente contínua. Normalmente é utilizada para alimentar aparelhos eletrônicos (entre 1,2V e 24V) e os circuitos digitais de equipamento de informática (computadores, modems, hubs, etc.). Este tipo de circuito possui um polo negativo e outro positivo.
Objetivo: Nessa prática se propõe a construção de uma pilha utilizando materiais facilmente encontrados no mercado e de baixo custo. Nesse experimento vamos montar uma corrente elétrica contínua que tem como objetivo acender um led.
Materiais: - Fôrma de gelo - Água - 3 Leds - 13 parafusos - Sal - Alicate - Fios de cobre - Multímetro
Procedimento: Primeiro começamos descascando os fios de cobre e cortando em cumprimentos que equivalem ao dobro do tamanho de cada parafuso, logo após fixamos esse pedaço de fio no parafuso, formando um V (de um lado parafuso, do outro o fio de cobre). É importante que o fio e o parafuso fiquem bem fixados um no outro. Próxima etapa é colocar sal na fôrma de gelo, deixando cada quadradinho metade sal, na outra metade colocamos água sem deixar que a água de um quadradinho tenha contato com a do outro. Pegando cada parafuso com formato de V, porém virado para baixo (/\), colocamos a cabeça do parafuso em um quadradinho e o fio de cobre no da frente, o próximo parafuso ficará com a cabeça na